CFP: O Século de Augusto

Em 2014 completam-se 2000 anos sobre a morte do imperador Augusto, figura determinante da História da Europa. Para assinalar a efeméride, o Centro de Estudos Clássicos, o Centro de História e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, o Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora, a Universidade da Madeira e a Università degli Studi di Bari – Aldo Moro, com o apoio da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, organiza o Congresso internacional: XIV A.D. SAECVLVM AVGVSTVM – O Século de Augusto, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2014, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Lisboa a antiga Olisipo da província romana da Lusitânia.

Convidam-se investigadores das diferentes áreas das ciências da Antiguidade a apresentarem comunicações sobre tópicos relacionados com «O Século de Augusto». As propostas de comunicação devem enquadrar-se num dos seguintes eixos temáticos:
– Arte e Arqueologia
– História
– Literatura (Épica, Lírica, Drama, Filosofia, Historiografia, etc.)
– Recepção (Literatura, Cinema, Música, Artes Plásticas, Política, etc.)

O congresso organiza-se em sessões plenárias, com participantes convidados, e sessões paralelas de comunicações por inscrição. As l
ínguas de trabalho são português, inglês, francês, italiano e castelhano e serão consideradas propostas individuais de comunicação (máximo de 500 palavras) e propostas de painéis temáticos de 3 comunicações (máximo de 350 palavras por comunicação, a enviar por um dos participantes).

Das propostas para comunicações deve constar:
a) o título da comunicação;
b) um resumo (bilingue), entre 350 a 500 palavras, explicitando claramente objectivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados, e, eventualmente, uma breve bibliografia;
c) uma pequena nota biográfica (c. 200 palavras).

As comunicações aceitas serão publicadas em atas das comunicações sujeitas a arbitragem científica. A data limite de envio de resumos é 31 de dezembro de 2013. Os proponentes serão notificados até 28 de fevereiro de 2014. As propostas devem ser enviadas para saeculumaugustum@gmail.com. Mais informações aqui.

Inscrições:
– Inscrição com comunicação: 120€
– Inscrição sem comunicação (com certificado e material de apoio): 20€
– Estudantes, Associados do Fórum dos Amigos do Centro de Estudos Clássicos e da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos: 10€

Todos os participantes deverão tratar pessoalmente da sua viagem e reserva de hotel; oportunamente serão fornecidas sugestões sobre alojamento. Todo os conferencistas deverão fazer o pagamento após a notificação de aceitação da comunicação. Prazos e métodos de pagamento serão comunicados oportunamente.