XIV Jornadas de Cultura Popular

O Corpo e a Palavra são o mote para as XIV Jornadas de Cultura Popular, a realizar entre abril e outubro de 2012. O primeiro evento, uma conversa com Delfim Miranda e o investigador Carlos Augusto Ribeiro, tem já lugar nesta quinta-feira, 19 de abril, Na Sala do Carvão da Casa Das Caldeiras, às 18h.

Em 1966, estudantes da Universidade de Coimbra fundam o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra com o propósito de recolher, analisar e interpretar as manifestações culturais, individuais e coletivas, das populações rurais nas suas diversas vertentes: cantares, música instrumental, danças, teatro, usos e costumes. 

Desde há 28 anos foram institucionalizadas em Coimbra as Jornadas de Cultura Popular, uma realização bienal do grupo que tem proporcionado à cidade de Coimbra múltiplos momentos de reflexão sobre a cultura popular, quer através de colóquios e mesas-redondas como também pela realização de exposições, espectáculos de grupos portugueses e estrangeiros, manifestações de rua, etc.

Tem sido propósito destas Jornadas promover o encontro de cada cidadão, não só com a sua própria cultura mas também com a cultura de outros povos. Para isso, o grupo tem apostado em programas de qualidade, escolhendo grupos que trabalhem a cultura popular de uma forma viva pois acreditamos que só desta forma é que é possível afirmar a nossa cultura no mundo.

Recent Posts