Mundo, Literatura e Arte

Realizam-se nos dias 6 e 7 de novembro de 2014, no Auditório 1 da FCSH-UNL, as Jornadas de Homenagem a Helder Godinho: Intermediações – Mundo, Literatura e Arte.

Membro fundador do Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário, Helder Godinho tem marcado sucessivas gerações de estudantes. A sua consistência científica e inteletual, a originalidade e interdisciplinaridade que marcam o seu pensamento sobre o Imaginário, a sua postura humanística são traços que o distinguem.

Os participantes destas jornadas foram convidados a refletir sobre as diferentes mediações da realidade e visões do mundo através do texto e da imagem, nas suas várias manifestações, incluindo os seus cruzamentos com a arte, a filosofia e o pensamento científico. Programa aqui e livro de resumos aqui.

Iniciativa do CEIL e da FCSH, a ideia destas jornadas foi acolhida com entusiasmo pelo IELT, Instituto que o CEIL passou este ano a integrar e com o qual partilha a transversalidade de temas e abordagens. A ela aderiram também prontamente amigos e antigos alunos de Helder Godinho, cuja participação integra o programa de conferências. A entrada é livre.

Sugestões