Paisagens Literárias e Percursos do Fado

Já está disponível o 6.º título da colecção Ebooks LITESCAPE.PT, Paisagens Literárias e Percursos do Fado.

Os artigos reunidos neste volume aprofundam um conjunto de comunicações apresentadas no colóquio com o mesmo nome, realizado no Museu do Fado em abril de 2014. Neles se analisa a presença de Lisboa nas letras do fado ao longo da história da canção, os locais de encontro lisboetas retratados na literatura portuguesa da segunda metade do século XIX e a construção de percursos poéticos como mediação entre os cidadãos e o património imaterial da cidade, tomando para exemplo a lírica fadista.

A edição contém um descartável em formato A3 com o mapa detalhado da Mouraria do tempo da Severa, uma ilustração de Nuno Saraiva a partir da carta topográfica de Filipe Folque (1856-1858) e da História do Fado de Pinto de Carvalho (1903). O ilustrador assina alguns retratos que ajudam a imaginação a compor o quadro que a poesia do fado nos dá da Lisboa de então.

A colecção Ebooks LITESCAPE.PT inclui artigos, ensaios, crónicas e outras narrativas que exploram a relação entre a paisagem e a literatura. Publicam-se trabalhos de investigação desenvolvidos no quadro do projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e outros textos teóricos inéditos de temáticas relacionadas. Livro completo em acesso aberto aqui.

 

Sugestões