Saberes e sabores

Anunciamos e convidamos para a estreia do documentário Saberes e Sabores de Sobral, Alenquer e Arruda, no dia 14 de setembro, no Cine-Teatro de Sobral, às 18H. Em simultâneo com a estreia online no site do Memoriamedia. Realizado a partir de recolhas do Memoriamedia junto de comunidades locais dos três concelhos, o filme retrata os saberes tradicionais que transformam recursos locais nas iguarias das grandes celebrações e da vida quotidiana. Entrada grátis sujeita a marcação.

O projeto Saberes e sabores tradicionais – Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos – fundamenta-se na necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar as práticas culinárias tradicionais que se manifestam na esfera cultural, familiar e social das populações destes concelhos, em particular, e da região oeste, em geral. Este projeto apresenta-se assim como um veículo de aproximação das comunidades e da afirmação e divulgação de um Património Cultural Imaterial (PCI) comum, de fronteira que contamina e é contaminado por especificidades e diferentes práticas culturais.

O projeto utiliza como estratégia os novos media de transmissão de cultura que permitem registar e distribuir globalmente e online momentos da cultura oral para assegurar a sua perpetuação através do visionamento, apropriação e transformação por um público alargado.

Sugestões