Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida é doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora no INET-md/NOVA FCSH. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo recebido, pela sua tese de doutoramento O olhar alemão: A prática musical em Portugal em finais do Antigo Regime segundo fontes alemãs, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade. Recebeu uma Bolsa de Mérito da Universidade de Évora em 2001 e 2002, atribuída ao melhor aluno de cada curso. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, onde criou uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu vários prémios e distinções pelos serviços prestados à comunidade. Os seus principais interesses de investigação são a música no século XVIII, literatura de viagens, mulheres e música, proto-feminismos, redes culturais transnacionais, bem como ligações entre Alemanha, Áustria e Portugal no século XVIII. Tem publicado artigos científicos em revistas da especialidade, sobre viajantes estrangeiros em Portugal, práticas musicais no fim do Antigo Regime, a salonnière sefardita Henriette Herz, o Duque de Lafões, e outros temas relacionados com o século XVIII e com investigação em relatos de viagem. Foi docente na Academia Nacional Superior de Orquestra e ministra com regularidade cursos livres na Universidade NOVA de Lisboa. Mantém uma intensa actividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais da sua área científica, quer nos Guias de Audição da Fundação Calouste Gulbenkian quer no Teatro Nacional de São Carlos. Dedica-se de igual forma à divulgação e disseminação de conhecimento para o público não-especializado, destacando-se os webinars “Curso de Cultura Musical” e Mulheres Compositoras”. [Produção científica do investigador]