Ana Cristina Carvalho

Ana Cristina Carvalho nasceu em Lisboa em 1961 e vive perto de Sintra. Foi engenheira do Ambiente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas de 1986 a 2009. Mestre e doutora em Ecologia Humana, foi monitora e Professora Auxiliar convidada do Departamento de Sociologia da NOVA FCSH entre 2009 e 2018. Obteve uma bolsa da FCT no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC2017) que lhe permitiu trabalhar como investigadora integrada do CICS.NOVA entre 2019 e 2015, no projeto “Representações do clima de Portugal continental em romances e novelas portugueses dos séculos XIX, XX e XXI”. Atualmente é também investigadora do IELT, mantendo-se o seu principal tema de investigação o Ambiente e o Clima na Literatura Portuguesa de ficção. Desde 2020 dirige a coleção de livros “Literatura e Ambiente”, que envolve autores de dezenas de universidades e centros de investigação de Portugal e do estrangeiro. É autora de artigos científicos sobre Ecologia Humana e Ecocrítica, publicados em Portugal e noutros países, peer reviewer em várias publicações científicas e faz parte do conselho editorial/científico da Lit&TourInternational Jorunal of Literature and Turism Research e C@striana online.

Nuno Samuel Calado de Oliveira

Nuno Samuel Calado de Oliveira nasceu e vive em Lisboa. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Estudos Portugueses e em Ensino de Inglês e Alemão pela NOVA FCSH. Atualmente, para além da investigação, dedica-se à docência no Ensino Secundário. Tem também experiência nos domínios da tradução e da formação.

Marco Alexandre Rebelo

Natural de Lourenço Marques, Moçambique (1976). Doutorado e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Nova de Lisboa, com as teses Réplica, Ruptura, Recomeço: A Passagem de Pessoa no Espaço Literário e O Espaço sem Volta: dos Pequenos Poemas em Prosa a Os Passos em Volta — ambas sob orientação de Silvina Rodrigues Lopes. Licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Autor dos livros Nietzsche, Pessoa, Borges: por trás das máscaras (in)voluntárias do acaso (2004) e O espaço sem volta: do spleen de Baudelaire aos passos de Herberto Helder (2008); colaborador no Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português (v. “Rimbaud”) coordenado por Fernando Cabral Martins.

Margarida Luísa Coutinho Mendes

Professora e coordenadora pedagógica no ensino básico, é doutoranda, na Universidade Aberta, em Estudos Portugueses – Literatura Portuguesa, estudando o imaginário medieval na Crónica da Ordem dos Frades Menores. É Mestre em História Medieval com a dissertação Barregãs e Bastardas Régias da Primeira Dinastia Portuguesa pela NOVA FCSH e licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ana Paula Ferreira

Ana Paula Ferreira é doutorada em Estudos Luso-Brasileiros pela New York University. É Professora Catedrática de Estudos Portugueses na Universidade de Minnesota. Entre outras linhas de pesquisa, por exemplo, a representação critica do “real” na ficção de Lídia Jorge, tem-se concentrado na recuperação de mulheres escritoras do primeiro período do Estado Novo. Além de dezenas de artigos sobre o tema, publicou a edição crítica, A Urgência de Contar: Contos de Mulheres dos Anos 40 (Caminho, 2002) e Women Writing Portuguese Colonialism in Africa (Liverpool University Press, 2020). Este último traça a história da agência de várias mulheres na produção simbólica do colonialismo português desde finais do século XIX à segunda década do século XXI.

Sílvia Laureano Costa

Doutorada em Estudos Portugueses, com uma tese sobre o Teatro de Almada Negreiros, pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, ligada ao projeto Modernismo Online: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu (www.modernismo.pt) e do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros e Sarah Affonso. Assumiu a curadoria de exposições e a edição de obras sobre Almada Negreiros. Tem participado em colóquios e encontros com comunicações sobre a vida e a obra de Almada Negreiros, tendo também publicado diversos ensaios sobre estas temáticas.

Rita Anuar

Rita Anuar é Doutoranda em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa com bolsa FCT. Desenvolve o projeto de investigação que visa aprofundar as noções de conhecimento e imaginação nas obras de Maria Gabriela Llansol e Walter Benjamin, atendendo, em particular, à defesa das afinidades de ambos os autores com a infância e a figura da ‘criança’. Licenciou-se em Ciências da Comunicação e é mestre em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. Na tese de mestrado, Corpo, Experiência e Impossibilidade em Rui Chafes – uma análise de Sonho e Morte, Comer o Coração e Unsaid, dedicou-se aos problemas da historiografia da arte em torno da obra do escultor português Rui Chafes. Tem colaborado com publicações no campo da literatura (Revista Limoeiro Real) e das artes visuais (ArteCapital; Umbigo Magazine). Dedica-se igualmente à escrita e ao desenho.

Simão Palmeirim

Simão Palmeirim completou a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) (2017), o Mestrado em Fine Arts na Central Saint Martins em Londres (2009) e o Doutoramento em Ciências da Arte na FBAUL (2016). Trabalha como curador independente e é responsável por múltiplas acções de produção e disseminação científica (conferências, coordenação editorial, formação de professores, conteúdos digitais, etc.) Como investigador do IELT (NOVA FCSH) explora as relações entre teoria e prática artística no âmbito do abstraccionismo geométrico em Portugal, com particular foco na obra de Almada Negreiros. É membro da Comissão Científica do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso.

Ana Cristina Fonseca

Professora e coordenadora pedagógica no ensino básico, é doutoranda, na Universidade Aberta, em Estudos Portugueses – Literatura Portuguesa, estudando o imaginário medieval na Crónica da Ordem dos Frades Menores. É Mestre em História Medieval com a dissertação Barregãs e Bastardas Régias da Primeira Dinastia Portuguesa pela NOVA FCSH e licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ana Sirgado

Ana Sirgado é investigadora contratada do IELT e membro da equipa do projeto RELIT-Rom, “Revisões literárias: a aplicação criativa de romances antigos (sécs. XV-XVIII)”. Doutorou-se em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Oral e Tradicional, pela Universidade NOVA de Lisboa em 2017. Lecionou Literatura Portuguesa do Renascimento na NOVA FCSH como professora auxiliar convidada (2021-2022, 2022-2023, 2023-2024). Os seus interesses de investigação incluem a literatura portuguesa do século XVI e a literatura tradicional, mais particularmente o romanceiro de tradição antiga e moderna e a sua relação com as obras literárias ditas canónicas. É coautora, com J. J. Dias Marques, de Romances Tradicionais do Distrito de Bragança (IELT, 2019) e autora, entre outros títulos, de “As jovens aventuras de Rodrigo Díaz de Vivar: reavaliação de um testemunho do romanceiro novo” (RCIM, 2022) e “Romances e provérbios na literatura portuguesa quinhentista: o caso de «erros por amores»” (BLO, 2022). [Produção científica do investigador]