Maria do Rosário Lupi Bello é Professora Associada e docente da Universidade Aberta nas áreas dos Estudos Fílmicos, da Teoria da Literatura e dos Estudos Interartes. É membro integrado do CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura – Universidade Católica Portuguesa), no âmbito do qual dirige, desde 2019, as atividades do Grupo de Pesquisa LCR – Literatura, Cinema e Religião, inserido no Projeto CAR – Cultura-Artes-Religião, de que é coordenadora, juntamente com a investigadora Suzie Marra, sendo também membro da Rede de Investigação Internacional FID (Film and Interreligious Dialogue), sedeada no CEIS20 – Universidade de Coimbra. Tem leccionado noutras universidades, nomeadamente no Brasil (UNESP, PUC-SP e USP) nas áreas dos Estudos de Cinema e Interartes. É membro do Conselho Editorial da Universidade Católica Portuguesa e autora de obras como Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de «Amor de Perdição» (Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1.ª ed. 2005, 2.ª ed. 2008) e Tempo e Narrativa no Cinema de Manoel de Oliveira (Lisboa, Tinta da China, 2022).