Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra, em 2001, e Mestre em Literatura Comparada Portuguesa e Francesa. Tem participado em projetos relacionados com o contar histórias tradicionais, literatura para crianças e educação intercultural, no âmbito da formação de professores. É professora de Literatura para Crianças e Literatura Tradicional. Coordenou o projeto piloto “Querer Ler-Poder Ler: uma experiência em contextos formais e não formais”, desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Leitura (2006-2010). Colaborou com o Institut International Charles Perrault (Eaubonne – France) em projetos de investigação no campo da literatura para crianças. A sua pesquisa tem abordado os contos tradicionais e a sua subversão. Publicou os livros Pontes e Fronteiras. Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea (2005); com M. Morgado, Educação Intercultural e Literatura Infantil (2010); com A. Balça, Literatura Infantil e Juvenil. Formação de Leitores (2013). Entre 2014-2016 faz parte das equipas dos Projetos Europeus Erasmus + “Aqua Narrabilis” (NARRation – Acquisition of Basic skills In Libraries and Schools), coordenado pelo Institut für Bibliotheksentwicklung, Gratz-Áustria, e “Boys Reading”, coordenado pela Faculty of Humanities and Social Sciences, University of Split, Croácia. Em 2015-2017, integrou a equipa do Projeto Europeu Erasmus + “IDPBC – Identity and Diversity in Picture Book Collections” e em 2019-2021,a equipa do Projeto Europeu Erasmus + “e-Mysteries – Detective Stories to Engage Students in Close Reading with the Use of Mobile Devices”. Coordena, desde 2017, um Protocolo entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Instituto Politécnico de Macau (desde 2022, Universidade Politécnica de Macau) que abarcou uma Licenciatura em Chinês e, a partir de 2018, uma Licenciatura em Português [Produção científica do investigador]