Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma

Dia 21 de abril a investigadora Inês de Ornellas e Castro fará a sessão inaugural do ciclo de palestras À Mesa no Teatro Romano. A conferência intitula-se Uma mesa para um Império: globalização e cosmopolitismo em Roma.

A história da alimentação constitui uma vertente de estudo que, cada vez mais, capta a atenção dos investigadores. Saber o que hoje consumimos, como o fazemos e perceber de que modo tais alimentos foram adotados pelo homem é fazer a história da humanidade. O nosso paladar não foi sempre o mesmo, alterou-se tal como as culturas se alteram por contacto com outras ou por simples modas.

Dando especial atenção à cultura romana – afinal o termo «gastronomia» deve-se a um cozinheiro de Roma – o Museu de Lisboa – Teatro Romano elaborou um conjunto de palestras e de atividades que abordam o tema da alimentação em várias vertentes. 

Uma palestra por mês, entre abril de 2021 e março de 2022, sempre às 18 horas, no Museu de Lisboa – Teatro Romano. Participação gratuita, mediante reserva através do e-mail reservas@museudelisboa.pt

 

Recent Posts