Foi publicado no Portal do Participante do Horizonte 2020 o concurso Twinning do Programa “Spreading Excellence and Widening Participation” do Horizonte 2020, que ficará aberto até maio de 2015 com um orçamento global de 62 M€.
O Twinning é um incentivo (até 1M€) para a construção de uma rede (networking) entre uma instituição de um Estado Membro (EM) “low-performing (um dos EU13, mais Portugal e Luxemburgo, de acordo com o índice de desempenho na excelência da investigação), com duas ou mais instituições excelentes de quaisquer outros dois EM ou países associados. O objetivo principal é fortalecer a capacidade científica da instituição do país low-performing – e que, obrigatoriamente, lidera o consórcio – no domínio científico escolhido, bem como melhorar o capital humano de todas as instituições participantes.
O Twinning financia as atividades de planeamento, formação, transferência de conhecimento, intercâmbio de investigadores, etc., empreendidas pelo consórcio no âmbito do objetivo definido. Esta parceria será constituída para concretizar um plano de networking que visa consolidar relações interinstitucionais que venham, no futuro, a permitir a formação de novos consórcios e projectos financiáveis no âmbito de fundos europeus, quer a médio quer a longo prazo.
O projecto Twinning sustenta-se na reflexão da unidade de investigação sobre si própria, consubstanciada numa análise SWOT, cuja inclusão na proposta é obrigatória, e na resultante opção estratégica por um tema e um projecto estruturante, devidamente inseridos nas estratégias nacionais e regionais de especialização inteligente, que garantam ao proponente um salto qualitativo no seu desempenho, a nível regional, nacional e, principalmente, europeu/internacional.