O principal objetivo do projeto The Golden Age of the Romancero: Echoes of traditional ballads in Medieval and Early Modern Spanish Literature (GOLDEN-Rom)* iniciado em 2021 é estudar a interpolação de romances na literatura espanhola dos séculos XV, XVI e XVII. Articula-se com o projeto Revisões literárias: aplicação criativa de romances velhos (RELIT-Rom) do IELT que visa o mesmo propósito na literatura portuguesa.
O objetivo final da associação dos projetos GOLDEN-Rom e RELIT-Rom é constituir um arquivo crítico dos testemunhos da convergência dos romances nas literaturas peninsulares entre os séculos XV e XVII e dos efeitos complexos e multifacetados produzidos pelas interpolações romancísticas nos novos contextos literários. Neste sentido, contribuirá para o conhecimento da antiga circulação erudita dos romances na Península e para uma renovada leitura das obras que integraram os versos das baladas.
GOLDEN-Rom tem como ponto de partida a coleção de 2.000 citações e alusões a romances constituída pela filóloga espanhola María Goyri, que se conserva na Fundación Ramón Menéndez Pidal. María Goyri inspirou-se no trabalho realizado por Carolina Michaëlis de Vasconcelos em Romances velhos em Portugal (publicado inicialmente entre 1907 e 1909), onde se reúnem várias centenas de referências a romances na literatura portuguesa. O inventário de Goyri permanece inédito e necessita da revisão, ampliação e atualização que o de Vasconcelos suscitou ao projeto RELIT-Rom (atualmente, este encontra-se em fase posterior da investigação). Para o efeito, GOLDEN-Rom propõe-se:
1) catalogar numa estrutura digital cada referência a romances identificada na literatura espanhola por Goyri e por especialistas posteriores;
2) analisar o uso criativo de citações e alusões a romances por escritores e músicos espanhóis dos séculos XV, XVI e XVII;
3) estudar as diferenças e semelhanças na utilização destes materiais poéticos por escritores portugueses e espanhóis, comparando os inventários de Goyri, Vasconcelos e os contributos de estudiosos posteriores.
GOLDEN-Rom é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, através da Bolsa Marie Skoldowska-Curie (nº 101029346). O seu desenvolvimento está a cargo do investigador Nicolás Asensio Jiménez e conta com a supervisão de Teresa Araújo, investigadora responsável pelo RELIT-Rom. Encontra-se sediado no IELT – NOVA FCSH, em virtude desta unidade desenvolver no plano internacional relevantes estudos sobre o Romanceiro.
*A Idade de Ouro do Romanceiro: ecos das baladas tradicionais na literatura espanhola medieval e moderna