José Bértolo é investigador contratado de pós-doutoramento no IELT e professor convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Coordena, com Clara Rowland, o Projecto Exploratório FCT “Espectralidades: Literatura e Artes (Portugal e Brasil)”. Doutorou-se em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2019), no International Programme in Comparative Studies, um programa de doutoramento FCT em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica). Colabora com o Centro de Estudos Comparatistas da U. Lisboa desde 2013 e integra, ainda, a equipa de investigação da Cátedra Cascais Interartes. Foi docente na FLUL em 2017-2018, leccionando Análise Fílmica, e foi Investigador Visitante na Université Sorbonne Nouvelle (2019). Programou ciclos de cinema em instituições culturais e académicas (FLUL, Cinemateca Portuguesa, entre outras), publicou artigos e apresentou comunicações em Portugal, França, Itália e Reino Unido. As suas principais áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos intermediais e os estudos de fotografia. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Organizou os volumes A Escrita do Cinema: Ensaios (com Clara Rowland, 2015, Documenta), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro, 2019, Húmus) e Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (com C. Rowland e F. Guerreiro, 2020, Bookbuilders). Em 2020, editou, com Margarida Medeiros, um número especial da Revista de Comunicação e Linguagens dedicado ao tópico “Photography, Cinema, and the Ghostly”, e, em 2022, editou com David Campany um número da COMPENDIUM — Journal of Comparative Studies sobre “Materialities of the Photobook”. Coordena o Grupo de Trabalho “Ecocinemas” da AIM — Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. É também fotógrafo: https://www.josebertolo.com  [Produção científica do investigador]