Marta Carmezim Gonçalves

 

Marta Carmezim Gonçalves é doutoranda da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa em Estudos Portugueses com especialização em Literatura Tradicional e Oral. Após concluir o Mestrado em Património na mesma instituição de ensino focou-se nas áreas do Património Imaterial, Etnografia e Estudos Literários, tendo publicado vários artigos em revistas científicas como Memoriamedia Review (2021) e Trabalhos de Antropologia e Etnografia (2021). Atualmente, dedica a sua atividade de investigação às Lendas Sagradas e Históricas de Tradição Portuguesa com foco em edificações religiosas.

Rita Basílio

Pós-Doutorada em Estudos Literários, pela Universidade NOVA de Lisboa, Doutorada em Literatura Portuguesa Contemporânea e Mestre em Estudos Portugueses, pela mesma Universidade. É investigadora da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH). Trabalha nas áreas de cruzamento da Literatura e das Artes, nomeadamente no campo da investigação sobre a educação literária e artística. É autora, entre outros, dos livros Manuel António Pina – Uma Pedagogia do Literário (Sistema Solar – DOCUMENTA, 2017), Mário de Sá-Carneiro: Um Instante de Suspensão (Edições Vendaval, 2003). Coordena o projecto de investigação Por uma Pedagogia Criativa, em torno da obra infantojuvenil de Manuel António Pina. Coordena ainda, no âmbito da sua investigação, dois projetos pedagógicos: Motiv/Arte (Arte Cidadania), que visa promover a Literatura e as Artes no 1º ciclo do Ensino Básico e (no biénio 2021-2022) o projeto Confi/Arte: oficinas re-criativas − as Artes e a Educação para os Valores de Cidadania Global no século XXI (com o apoio da DgArtes). Tem publicados três livros para crianças: A Bela Desaparecida (Porto Editora, 2007. Prémio Literário Hans Christian Andersen, da Cidade Figueira da Foz), O Lápis Azul (Textiverso, 2008) e O País dos Homens Sábios (Textiverso, 2021). Escreveu também, em co-autoria com Gustavo Rubim, a peça de Teatro “Assim também Eu” (2010). Criadora e editora da Revista Dobra – Literatura Artes Design. É ainda autora de diversos artigos, publicados em revistas da especialidade, no âmbito da literatura portuguesa contemporânea e da promoção do livro e da leitura literária em estreita conexão com uma educação artística desde a infância. [Produção científica do investigador]

Vicente Paulino

Vicente Paulino, nascido em Holsa-Maliana (Timor) em 1 de Outubro de 1978. Doutorado em Cultura e Comunicação (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É licenciado em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação, Cultura e Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É Mestre em Ciências da Comunicação/especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Secretário da RENETIL do distrito de Maliana – Timor-Leste (1999-2000); Fundador e Redator do “Boletim Semanal Kuda Ulun Lian”, Maliana-Timor-Leste (1999-2001); Observador da Primeira Eleição para a Assembleia Constituinte de Timor-Leste (2001). Atualmente, é Professor da Universidade Nacional Timor Lorosa’e e Diretor do Centro de Estudos de Cultura e Artes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (CECA-UNTL). Foi Diretor da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL. Foi Professor do Curso de Mestrado em Relações Internacionais na Universidade da Paz (UNPAZ) em 2016-2017.

Inês Thomas Almeida

Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida é doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora no INET-md/NOVA FCSH. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo recebido, pela sua tese de doutoramento O olhar alemão: A prática musical em Portugal em finais do Antigo Regime segundo fontes alemãs, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade. Recebeu uma Bolsa de Mérito da Universidade de Évora em 2001 e 2002, atribuída ao melhor aluno de cada curso. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, onde criou uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu vários prémios e distinções pelos serviços prestados à comunidade. Os seus principais interesses de investigação são a música no século XVIII, literatura de viagens, mulheres e música, proto-feminismos, redes culturais transnacionais, bem como ligações entre Alemanha, Áustria e Portugal no século XVIII. Tem publicado artigos científicos em revistas da especialidade, sobre viajantes estrangeiros em Portugal, práticas musicais no fim do Antigo Regime, a salonnière sefardita Henriette Herz, o Duque de Lafões, e outros temas relacionados com o século XVIII e com investigação em relatos de viagem. Foi docente na Academia Nacional Superior de Orquestra e ministra com regularidade cursos livres na Universidade NOVA de Lisboa. Mantém uma intensa actividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais da sua área científica, quer nos Guias de Audição da Fundação Calouste Gulbenkian quer no Teatro Nacional de São Carlos. Dedica-se de igual forma à divulgação e disseminação de conhecimento para o público não-especializado, destacando-se os webinars “Curso de Cultura Musical” e Mulheres Compositoras”. [Produção científica do investigador]

Flávio Rodrigo Penteado

 

Bolseiro de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto de investigação Estranhar Pessoa do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. O seu trabalho centra-se na modernidade literária e teatral, com ênfase nas obras de Fernando Pessoa e Mário de Andrade. Publicou mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e capítulos de livro, a maior parte deles focada em Pessoa. Editou a coletânea Me esqueci completamente de mim, sou um departamento de cultura (com Carlos Augusto Calil, IMESP, 2015), a antologia Primero de Mayo y otros cuentos (com Jorge Uribe, Uniandes, 2017), de Mário de Andrade, e o volume Mário de Andrade por ele mesmo, de Paulo Duarte (Todavia, 2022). Também integra o grupo de investigação Estudos Pessoanos. [Produção Científica do Investigador]

Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira estudou em Lisboa e na Universidade de Princeton, onde se doutorou em Musicologia com uma tese sobre canto gregoriano em Cluny, orientada por Kenneth Levy. Ensina no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), de que chegou a ser coordenador. Desde 2005 é responsável pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH. Em 1995 fundou o grupo de música antiga Vozes Alfonsinas, que ainda dirige em palco e em gravações. Foi eleito em 2010 membro da Academia Europaea e pertence desde 2012 ao Conselho Directivo da Sociedade Internacional de Musicologia. Dedicado sobretudo aos estudos musicológicos, escreveu um vasto número de artigos académicos em revistas e livros publicados por todo o mundo. O seu livro O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986) recebeu o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música; foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro de Elvas (Lisboa, 1989) e do Porto 714: Um manuscrito precioso (Porto, 2001). Os seus livros, como autor, incluem ainda Cantus Coronatus — Seven cantigas d’amor by King Dinis (Kassel, 2005); Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols., 2 CDs (Lisboa, 2008); Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols. (Lisboa, 2009-2010); e Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay (Farnham-Burlington, 2012). [Produção científica do investigador]

Marcelo Brice Assis Noronha

 

Marcelo Brice Assis Noronha é investigador no IELT, em estágio pós-doutoral, com o projeto de pesquisa Quincas Borba e a trama machadiana – imbricações: pessoas, livros, política e o delírio, sob a supervisão do Doutor Abel Barros Baptista. É professor concursado na Universidade Federal do Tocantins (UFT-Brasil), no curso de Ciências Sociais – Porto Nacional-TO. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Brasil), mestre e doutor pela mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia da cultura, sociologia da literatura, sociologia da crítica literária e da cultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, crítica machadiana, arte e sociedade, estética, literatura, discurso, pensamento social no brasil, desenvolvimento, poder e política.

Susana L. M. Antunes

 

Professora Associada de língua, literatura e cultura lusófona na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, Estados Unidos, onde também desempenha as funções de coordenadora do programa de português naquela universidade. Os seus interesses de pesquisa repartem-se pela poesia contemporânea em língua portuguesa, a literatura de viagem e a literatura feminina insular em português, francês e inglês numa perspetiva comparativa e perspetivada através da Geopoética e da Ecocrítica. O seu trabalho mais recente foi a edição e coordenação do volume Ilhas de vozes em reencontros compartilhados, publicado no ano de 2021.

Patrícia da Silva Cardoso

 

Patrícia da Silva Cardoso doutorou-se em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas–Unicamp, em 2002, com a tese Inês de Castro ou a morta luminosa. É professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Paraná desde 1997. Foi professora visitante na Universität Leipzig (2007). Coordena o mestrado bilateral entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade de Lyon 2-Lumière desde 2012. Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa–ABRAPLIP no biênio 2016-2017. Desde maio de 2022 coordena a Cátedra Camões José Saramago UFPR.

Luís Bueno

 

Luís Bueno doutorou-se em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2001. É professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1996. Realizou pós-doutoramentos na Universidade Nova de Lisboa (2007-2008) e no King’s College London (2014-2015). Publicou, entre outros, os livros Uma história do romance de 30 (Edusp/ Editora Unicamp, 2ª ed 2015), Capas de Santa Rosa (SENAC/ Ateliê, 2016) e Paradeiro (2018).