Álvaro Piquero Rodríguez

Doutorado em Literatura Espanhola pela Universidade Complutense de Madrid com a tese La imaginería en la poesía erótica de los Siglos de Oro (2021). Atualmente é investigador de pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madrid ao abrigo de um contrato “Margarita Salas”, através do qual desenvolve o projeto intitulado La imaginería erótica en el romancero panhispánico: catalogación, análisisis y marcado digital  (Imagens eróticas no romancero pan-hispânico: catalogação, análise e marcação digital). Entre março de 2022 e 2023, levou a cabo uma estadia de investigação no projeto Romanceiro.pt no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT – NOVA FCSH). Foi professor na Università degli Studi di Perugia e na Universidade do Algarve. Quanto à sua produção científica, publicou em revistas de grande impacto e em volumes coletivos nacionais e internacionais, é o autor da edição de Álbum de Venus, seguida de Arte de putear de Moratín (Visor, 2014) e da monografia Ramón Menéndez Pidal en la Sierra de Guadarrama. Crónica de un vecino de San Rafael (Fundación Ramón Menéndez Pidal, 2018). Além disso, participa regularmente em conferências científicas nacionais e internacionais, sendo membro do comité organizador das IX Jornadas de Iniciación a la Investigación en Lengua y Literaturas Hispánicas (Madrid, UCM, 2021), do VI Congreso Internacional del Romancero (Madrid, UCM, 2019) e do VII Congresso Internacional do Romanceiro (Lisboa, IELT – NOVA FCSH, 2023). Dada a sua experiência e formação no campo das Humanidades Digitais, é o gestor do Archivo del Romancero da Fundação Ramón Menéndez Pidal, onde colabora como investigador, e é também membro do Instituto Universitario Menéndez Pidal da Universidad Complutense de Madrid.

Sérgio das Neves

 

Doutorando de Estudos Portugueses, da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa FCT, desenvolve o projecto de investigação sobre alquimia e metáfora nas poéticas de Herberto Helder e Yvette Centeno. Frequentou a licenciatura em Teatro da Universidade de Évora, licenciou-se em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestre em Estudos Comparatistas pela mesma instituição, com a dissertação: Urfaust e Heinrich von Ofterdingen: um estudo comparatista à luz do pensamento alquímico. Não fugindo às suas raízes dionisíacas, é ainda actor e fadista.

João Pedro Carvalho

 

 

Licenciado em Português com Menor em Filosofia na Universidade de Coimbra. Mestre em Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com dissertação sobre Herberto Helder. Doutorando em Estudos Portugueses pela mesma universidade, realizando uma tese sobre Almada Negreiros. Em 2021, publicou o ensaio “A paixão do poema em Herberto Helder” na revista Diacrítica. [Produção científica do investigador]

José Bértolo

José Bértolo é investigador contratado de pós-doutoramento no IELT e professor convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Coordena, com Clara Rowland, o Projecto Exploratório FCT “Espectralidades: Literatura e Artes (Portugal e Brasil)”. Doutorou-se em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2019), no International Programme in Comparative Studies, um programa de doutoramento FCT em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica). Colabora com o Centro de Estudos Comparatistas da U. Lisboa desde 2013 e integra, ainda, a equipa de investigação da Cátedra Cascais Interartes. Foi docente na FLUL em 2017-2018, leccionando Análise Fílmica, e foi Investigador Visitante na Université Sorbonne Nouvelle (2019). Programou ciclos de cinema em instituições culturais e académicas (FLUL, Cinemateca Portuguesa, entre outras), publicou artigos e apresentou comunicações em Portugal, França, Itália e Reino Unido. As suas principais áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos intermediais e os estudos de fotografia. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Organizou os volumes A Escrita do Cinema: Ensaios (com Clara Rowland, 2015, Documenta), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro, 2019, Húmus) e Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (com C. Rowland e F. Guerreiro, 2020, Bookbuilders). Em 2020, editou, com Margarida Medeiros, um número especial da Revista de Comunicação e Linguagens dedicado ao tópico “Photography, Cinema, and the Ghostly”, e, em 2022, editou com David Campany um número da COMPENDIUM — Journal of Comparative Studies sobre “Materialities of the Photobook”. Coordena o Grupo de Trabalho “Ecocinemas” da AIM — Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. É também fotógrafo: https://www.josebertolo.com  [Produção científica do investigador]

Carlos Conte Neto

 

Carlos Conte Neto (São Paulo, Brasil, 1985) é licenciado em Ciências Sociais (2009) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e mestre em Estudos Portugueses (2020) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, tendo recebido a distinção Melhor Mestre 2019/20. Entre 2007 e 2017, foi professor nos ensinos básico (2º e 3º ciclos) e secundário em escolas de São Paulo. Frequenta o Doutoramento em Estudos Portugueses na NOVA FCSH, onde desenvolve pesquisa sobre ficção portuguesa dos anos 1950 com financiamento da FCT.

Humberto Brito

 

Humberto Brito é Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Visiting Assistant Professor na New York University, NYU, nos Departamentos de Espanhol e Português e de Literatura Comparada, onde permanecerá como Visiting Associate Professor em 2024-2025. É autor de cinco livros. Avaria (ed. autor, 2019), Regras de Isolamento (FFMS, 2020), Estrada e Fantasmas (Lebop, 2020), A Interrupção dos Sonhos (Relógio D’Água, 2021) e A Luz e a Escrita (Relógio D’Água, 2023). [Produção científica do investigador]

Diana Duarte Ferreira

 

Diana Duarte Ferreira é doutoranda em Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Estudos Portugueses pela mesma instituição. Tem desenvolvido as suas pesquisas em torno da literatura brasileira, teoria da literatura e estudos interartes. É desde 2021 bolseira de investigação para doutoramento do IELT/FCT. [Produção científica do investigador]

Alba Morollón Díaz-Faes

 

Doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Oslo com a tese Fairy LGBTales: Mapping Queer Retellings from the 1990s to the 2010s (2019) e Mestre em Literatura Inglesa Contemporânea pela Universidade de Edimburgo. Tem como principais interesses de investigação: contos de fadas, estudos queer, estudos culturais e literatura contemporânea. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no IELT, na área de contos de fadas e humanidades digitais no âmbito do projeto Europeu VAST: Values Across Space and Time.

Nicolás Asensio Jiménez

 

Nicolas Asensio Jiménez é investigador no Instituto Universitário “Seminário Menéndez Pidal” da Universidade Complutense de Madrid. Durante os anos 2021-2023, foi investigador auxiliar no IELT graças a um contrato Marie Skłodowska-Curie. Em colaboração com Teresa Araujo, desenvolveu o projeto The Golden Age of the Romancero: Echoes of Traditional Ballads in Medieval and Early Modern Spanish Literature. As suas linhas de investigação centram-se na literatura espanhola da Idade Média e do Século de Ouro, com especial atenção para os romances, a hagiografia, a edição de textos e as humanidades digitais. [Produção científica do investigador]

Diogo Marques

Diogo Marques é investigador no CODA − Centre for Digital Culture and Innovation (FLUP), onde desenvolve atividade de investigação-experimentação-criação no domínio das Humanidades Digitais, e membro integrado do ILCML, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Universidade do Porto). Em 2018 doutorou-se em Materialidades da Literatura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua tese centrou-se na análise de interfaces hápticas enquanto elementos expressivos em literatura computacional. Foi investigador de pós-doutoramento no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH), no âmbito do projeto VAST: values across space & time (2020-21) e Bolseiro de Investigação na Fundação Fernando Pessoa, Porto (2018-2020). Coorganizou volume de ensaios Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia (Porto: Edições FFP; 2020). É autor, curador e tradutor de (Ciber)literatura experimental e cofundador do coletico ciberliterário d1g1t0 (wreading-digits.com). É membro colaborador do IELT, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, do MATLIT LAB, Laboratório de Humanidades da Universidade de Coimbra; da Artech-Int – International Association of Computational Art; da ELO – Electronic Literature Organization; e da APEAA – Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos.