Jeffrey Childs

Professor associado do Departamento de Humanidades na Universidade Aberta, onde foi co-coordenador do grupo de investigação “Literatura, Arte e Transculturalidade” do Centro de Estudos Globais da mesma instituição. Em 2016-2017, foi investigador convidado no Departamento de Estudos Visuais e Ambientais na Universidade de Harvard. As suas publicações incluem uma tradução da obra poética do poeta simbolista português Camilo Pessanha (Clepsydra – the Poetry of Camilo Pessanha [Lisbon Poets & Co., 2018]), um livro sobre film noir (Espelhos do Film Noir [Documenta, 2019]) e, mais recentemente, um ensaio sobre uma adaptação cinematográfica portuguesa do conto “An Outpost of Progress”, de Joseph Conrad.

Filipe Alves Moreira

É professor auxiliar na Universidade Aberta (Portugal). Integra, ou integrou, equipas de projetos coletivos de investigação em Portugal e no estrangeiro (Estados Unidos da América, Espanha e Argentina), sendo atualmente um dos diretores da Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP), integrado no projeto Philobiblon (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona). Conta com numerosas publicações em revistas e livros universitários, bem como noutras editoras dirigidas a públicos diversos. Entre estas últimas, destacam-se a sua participação no projeto «Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa» (Círculo de Leitores), do qual foi responsável por um volume e colaborou na preparação de vários outros, assim como a edição de um Livro de Linhagens medieval, no âmbito da coleção «Portugaliae Monumenta Historica» da Academia das Ciências de Lisboa. Foi responsável por ações de formação e por conferências sobre Literatura Medieval no ensino secundário. Colaborou igualmente com outras instituições, como os CTT, sendo da sua autoria o texto da folha informativa da emissão de selos comemorativos dos 600 anos da Crónica de Portugal de 1419. A sua principal área de investigação é a literatura e a historiografia portuguesas dos séculos XIII a XVI, incluindo as suas relações com a literatura e a historiografia castelhanas da mesma época e a sua receção em períodos posteriores, bem como as relações entre literatura e memória histórica. URL: https://univ-uab.academia.edu/FilipeAlvesMoreira

Cristiana Lucas Silva

Formada em Estudos Clássicos (2008) e doutorada em História (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professora auxiliar convidada da Universidade Aberta, no âmbito do programa de Doutoramento em Estudos Globais e da Pós-graduação em Estudos Globais. É investigadora integrada no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e colaboradora no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde coordena a Linha Temática «Epistemologias e Abordagens Metodológicas». Tem participado em inúmeros projetos nas áreas da História e Cultura portuguesas, bem como na organização de encontros científicos, com destaque para o+ Congresso Internacional Globalização s(em) Fronteiras (2022) e o Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização (2023) e o Congresso Internacional “Globalogías: Miradas multidisciplinares sobre globalización, fronteras y património”, além de ser a responsável pela coordenação executiva de ciclos de seminários, destacando-se o Seminário Internacional de Estudos Globais, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Tem focado a sua investigação no período do século XVIII, no estudo do conceito de «Estrangeirado», e no estudo de mecanismo de exclusão da alteridade numa perspetiva histórica. Concluiu em 2018 o seu doutoramento em História Contemporânea, com uma tese sobre «A ideia de estrangeiro na Cultura Portuguesa», para o qual obteve uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desempenha ainda as funções de assessora da Coordenação do programa de doutoramento em Estudos Globais (Universidade Aberta) e Editora-Chefe da revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes.

Sara Grünhagen

Professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e especialista em Estudos Portugueses e Estudos Narrativos, com ênfase na produção literária dos séculos XX e XXI. Doutorada em Literatura de Língua Portuguesa pela Université Sorbonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade de Coimbra, é autora de A cor dos cabelos de Deus: a oficina de escrita de José Saramago (FJS/CLP, 2023) e de José Saramago et son atelier d’écriture (Honoré Champion, 2022), bem como coautora, com Carlos Reis, de O essencial sobre José Saramago (INCM, 2023), entre outras publicações. Foi também gestora da fase piloto do Projeto Joanina Digital (BGUC).

Steffen Dix

Frequentou a Universidade de Tübingen, a Universidade Católica Portuguesa e a Freie Universität Berlin. De 2005 a 2013, foi investigador de pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa. Desde o início de 2013, é investigador no Centro de Estudos da Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. De 2015 a 2019, foi professor assistente convidado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. Desde 2019, é coordenador do Grupo de Investigação «Religião, Globalização e Dinâmicas Locais» no Centro de Investigação para Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb) em Lisboa. Atualmente, é professor assistente de Estudos Europeus na UAb. Publicou ou editou vários livros, edições especiais, capítulos de livros e artigos em revistas científicas internacionais. Os seus interesses de investigação são a história religiosa e a secularização na Europa e o modernismo europeu. Mais recentemente, publicou «Fernando Pessoa: Ein Maximum an Vielfalt im Minimum einer einzigen Person» (Fernando Pessoa: Um máximo de diversidade no mínimo de uma única pessoa). (Lettre International 141), «On the labyrinthine Reality of empty squares (or Nietzsche’s Stimmung in Turin)» (Electra 19) e «Vom bleibenden Recht der Antike in der künstlerischen Moderne Europas: Fernando Pessoa und Giorgio de Chirico» (Zeitschrift für Religions- und Geistesgeschichte 74/3).

Dionísio Vila Maior

Professor Catedrático [Estudos Portugueses] na Universidade Aberta [UAb] (Portugal). Agregação Estudos Portugueses (UAb) [2019]; Doutoramento Literatura Portuguesa (UAb) [2002]; Mestrado Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa (FLUC) [1993]. Ensino Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e Literatura e Interartes (incidência especial no Modernismo português e em Fernando Pessoa). Diretor do Departamento de Humanidades (UAb) (2022-2026). Distinguished Professor por Univ. of Massachusetts Boston. Visiting-Professor na Univ. Degli Studi di Padova, Univ. de Marie Curie e Univ. de São Paulo. Professor e Conferencista Convidado em diversas Universidades. Diretor de diversas coleções literárias. Avaliador científico de diversas revistas internacionais. Integrou as Comissões Organizadora e/ou Científica de centenas de eventos científicos e culturais. Diretor da Delegação de Coimbra da UAb (1998-2006). Membro efetivo do Conselho Geral da UAb (2017-2021; 2021-2025; 2025-2029). Integra Comissão de Ética da UAb (2023-). Membro do Conselho de ação do Desempenho dos Docentes da UAb (2022-). Membro do Conselho Científico da CIDH – Cátedra FCT Infante Dom Henrique (UAb). Membro da Conselho Científico, Assembleia e Senado da UAb (1998-2002; 2002-2006). Coordenador do 3º Ciclo em Estudos Portugueses (UAb) (2014/2016). Coordenador Académico do Eramus+ (com Univ. Pádua e Univ Varsóvia) [UAb]. Estudos Musicais (Conservatório do Porto [Porto] e Conservatório Dr. Azeredo Perdigão [Viseu]). Direção artística de mais de 1100 concertos, com mais de 350 obras musicais escritas e harmonizadas. Maestro Emérito do Coro Mozart. Diversas publicações (científicas, pedagógicas, artísticas, interartísticas, culturais e audiovisuais).

Simão Palmeirim

Simão Palmeirim completou a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) (2017), o Mestrado em Fine Arts na Central Saint Martins em Londres (2009) e o Doutoramento em Ciências da Arte na FBAUL (2016). Trabalha como curador independente e é responsável por múltiplas acções de produção e disseminação científica (conferências, coordenação editorial, formação de professores, conteúdos digitais, etc.) Como investigador do IELT (NOVA FCSH) explora as relações entre teoria e prática artística no âmbito do abstraccionismo geométrico em Portugal, com particular foco na obra de Almada Negreiros. É membro da Comissão Científica do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso.

Ana Sirgado

Ana Sirgado é membro da equipa do projeto RELIT-Rom, “Revisões literárias: a aplicação criativa de romances antigos (sécs. XV-XVIII)”. Doutorou-se em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Oral e Tradicional, pela Universidade NOVA de Lisboa em 2017. Lecionou Literatura Portuguesa do Renascimento na NOVA FCSH como professora auxiliar convidada (2021-2022, 2022-2023, 2023-2024). Os seus interesses de investigação incluem a literatura portuguesa do século XVI e a literatura tradicional, mais particularmente o romanceiro de tradição antiga e moderna e a sua relação com as obras literárias ditas canónicas. É coautora, com J. J. Dias Marques, de Romances Tradicionais do Distrito de Bragança (IELT, 2019) e autora, entre outros títulos, de “As jovens aventuras de Rodrigo Díaz de Vivar: reavaliação de um testemunho do romanceiro novo” (RCIM, 2022) e “Romances e provérbios na literatura portuguesa quinhentista: o caso de «erros por amores»” (BLO, 2022). [Produção científica do investigador]

Maria João Cameira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Universidade do Porto), mestre em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa (Universidade NOVA de Lisboa), doutorada em Literaturas e Culturas Românicas (Universidade do Porto) e professora de Língua Francesa, culturas e tradução no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto desde 1991. Na continuidade da sua investigação em poesia portuguesa e interartes como membro do CEI – Centro de Estudos Interculturais, possui artigos publicados sobre a poesia de Luiza Neto Jorge e a pintura de Paula Rego, entre os quais destaca Dezanove Recantos: A Epopeia Apocalíptica do Feminino e O devir-animal em Luiza Neto Jorge e Paula Rego: Mulher Cabra, Mulher-Cão e outras metamorfoses. Em 2017 publicou A Transfiguração do Feminino na Poesia de Luiza Neto Jorge (Berlin: Novas Edições Académicas), a sua tese de doutoramento.

Pedro Meireles

Doutor em Estudos Portugueses, especialidade em Literatura Portuguesa, pela Universidade Aberta, com a tese Cesário Verde e a Aprendizagem da Poesia (2020). Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa defendeu a dissertação Manuel de Freitas: Os Lugares da Poesia (2007). É investigador no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH), desenvolvendo a plataforma Cesário Digital, espaço de arquivo e de reflexão sobre as relações entre modernidade literária, memória e tradição. Simultaneamente, prepara a edição dos poemas e das cartas de Cesário Verde. Foi Leitor pelo Instituto Camões na Faculdade de Letras da Universidade de Argel e na Faculdade de Letras da Universidade Carolina, Praga, e Diretor do Centro de Língua Portuguesa nesta cidade. Trabalha desde 2021 como Agente da Cooperação pelo Instituto Camões na Direcção do Ensino Superior e Ciência do Ministério da Educação, Cultura e Ciências da República Democrática de São Tomé e Príncipe. É autor de diversos artigos no âmbito da literatura portuguesa contemporânea e coautor de referenciais de vários domínios da área curricular de Educação para a Cidadania.