Simão Palmeirim

Simão Palmeirim completou a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) (2017), o Mestrado em Fine Arts na Central Saint Martins em Londres (2009) e o Doutoramento em Ciências da Arte na FBAUL (2016). Trabalha como curador independente e é responsável por múltiplas acções de produção e disseminação científica (conferências, coordenação editorial, formação de professores, conteúdos digitais, etc.) Como investigador do IELT (NOVA FCSH) explora as relações entre teoria e prática artística no âmbito do abstraccionismo geométrico em Portugal, com particular foco na obra de Almada Negreiros. É membro da Comissão Científica do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso.

Ana Sirgado

Ana Sirgado é investigadora contratada do IELT e membro da equipa do projeto RELIT-Rom, “Revisões literárias: a aplicação criativa de romances antigos (sécs. XV-XVIII)”. Doutorou-se em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Oral e Tradicional, pela Universidade NOVA de Lisboa em 2017. Lecionou Literatura Portuguesa do Renascimento na NOVA FCSH como professora auxiliar convidada (2021-2022, 2022-2023, 2023-2024). Os seus interesses de investigação incluem a literatura portuguesa do século XVI e a literatura tradicional, mais particularmente o romanceiro de tradição antiga e moderna e a sua relação com as obras literárias ditas canónicas. É coautora, com J. J. Dias Marques, de Romances Tradicionais do Distrito de Bragança (IELT, 2019) e autora, entre outros títulos, de “As jovens aventuras de Rodrigo Díaz de Vivar: reavaliação de um testemunho do romanceiro novo” (RCIM, 2022) e “Romances e provérbios na literatura portuguesa quinhentista: o caso de «erros por amores»” (BLO, 2022). [Produção científica do investigador]

Maria João Cameira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Universidade do Porto), mestre em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa (Universidade NOVA de Lisboa), doutorada em Literaturas e Culturas Românicas (Universidade do Porto) e professora de Língua Francesa, culturas e tradução no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto desde 1991. Na continuidade da sua investigação em poesia portuguesa e interartes como membro do CEI – Centro de Estudos Interculturais, possui artigos publicados sobre a poesia de Luiza Neto Jorge e a pintura de Paula Rego, entre os quais destaca Dezanove Recantos: A Epopeia Apocalíptica do Feminino e O devir-animal em Luiza Neto Jorge e Paula Rego: Mulher Cabra, Mulher-Cão e outras metamorfoses. Em 2017 publicou A Transfiguração do Feminino na Poesia de Luiza Neto Jorge (Berlin: Novas Edições Académicas), a sua tese de doutoramento.

Pedro Meireles

Doutor em Estudos Portugueses, especialidade em Literatura Portuguesa, pela Universidade Aberta, com a tese Cesário Verde e a Aprendizagem da Poesia (2020). Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa defendeu a dissertação Manuel de Freitas: Os Lugares da Poesia (2007). É investigador no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH), desenvolvendo a plataforma Cesário Digital, espaço de arquivo e de reflexão sobre as relações entre modernidade literária, memória e tradição. Simultaneamente, prepara a edição dos poemas e das cartas de Cesário Verde. Foi Leitor pelo Instituto Camões na Faculdade de Letras da Universidade de Argel e na Faculdade de Letras da Universidade Carolina, Praga, e Diretor do Centro de Língua Portuguesa nesta cidade. Trabalha desde 2021 como Agente da Cooperação pelo Instituto Camões na Direcção do Ensino Superior e Ciência do Ministério da Educação, Cultura e Ciências da República Democrática de São Tomé e Príncipe. É autor de diversos artigos no âmbito da literatura portuguesa contemporânea e coautor de referenciais de vários domínios da área curricular de Educação para a Cidadania.

Manuela Parreira da Silva

Professora reformada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde lecionou nas áreas da Literatura e Cultura Portuguesa do século XX, Estudos Pessoanos e Estudos do Modernismo. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre o espólio de Fernando Pessoa, tendo publicado diversas edições e dado a conhecer muitos dos seus textos inéditos. Outra área da sua investigação prende-se com o estudo dos conceitos de tradição e modernidade e das relações entre tradição e modernidade nos autores modernistas, tentando, deste modo, fazer a ponte entre a literatura moderna e contemporânea e a literatura tradicional. Tem publicado alguns artigos nesta área. Colabora também no projeto Modernismo online – espólio de Almada Negreiros e Sara Afonso. [Produção científica do investigador]

Isabel Henriques de Jesus

Licenciatura em psicologia educacional, pós-graduação em Literaturas Românicas, e doutoramento em Línguas e Literaturas Românicas, com especialização em Literatura Portuguesa Moderna. Tese intitulada A imagem da mulher na literatura portuguesa no final da década de 1960. Além do campo da formação de professores onde trabalhou durante a maior parte da sua vida profissional, os estudos feministas e de género foram a sua principal área de investigação durante os últimos 20 anos. Coordenadora adjunta do projeto Mulheres Escritoras no Tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo, que pretende fazer o levantamento e estudar as mulheres que publicaram entre os anos 1926 e 1974, assim como analisar as obras e os contextos de produção das mesmas. Coordena uma equipa de investigação na área dos estudos das mulheres e dirige a revista Faces of Eva. Estudos sobre a Mulher, uma publicação científica semestral.

Márcia Seabra Neves

Márcia Liliana Seabra Neves é licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Cultura, na mesma instituição, em dezembro de 2010, com uma tese intitulada Da francofilia no imaginário presencista: da NRF à presença. Foi, entre 2012 e 2018, bolseira de pós-doutoramento e membro integrado do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolveu um projeto de investigação subordinado ao tema Zooficções: figuras da animalidade nas narrativas portuguesa e brasileira contemporâneas (SFRH/BPD/80743/2011). É, desde fevereiro de 2019, investigadora contratada do IELT/ Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade NOVA de Lisboa, onde também leciona as disciplinas de Literaturas francófonas, Cultura Francesa Oitocentista e Literatura Francesa do Século XIX, no Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas. A sua investigação atual incide em torno do tema Zoofições e geopoéticas: cartografias da animalidade. É também membro colaborador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Tem vários artigos publicados no âmbito dos estudos culturais, da literatura comparada e da figuração da animalidade na narrativa portuguesa dos séculos XX e XXI. [Produção científica do investigador]

Flávio Rodrigo Penteado

 

Bolseiro de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto de investigação Estranhar Pessoa do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. O seu trabalho centra-se na modernidade literária e teatral, com ênfase nas obras de Fernando Pessoa e Mário de Andrade. Publicou mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e capítulos de livro, a maior parte deles focada em Pessoa. Editou a coletânea Me esqueci completamente de mim, sou um departamento de cultura (com Carlos Augusto Calil, IMESP, 2015), a antologia Primero de Mayo y otros cuentos (com Jorge Uribe, Uniandes, 2017), de Mário de Andrade, e o volume Mário de Andrade por ele mesmo, de Paulo Duarte (Todavia, 2022). Também integra o grupo de investigação Estudos Pessoanos. [Produção Científica do Investigador]

José Bértolo

José Bértolo é investigador contratado de pós-doutoramento no IELT e professor convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Coordena, com Clara Rowland, o Projecto Exploratório FCT “Espectralidades: Literatura e Artes (Portugal e Brasil)”. Doutorou-se em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2019), no International Programme in Comparative Studies, um programa de doutoramento FCT em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica). Colabora com o Centro de Estudos Comparatistas da U. Lisboa desde 2013 e integra, ainda, a equipa de investigação da Cátedra Cascais Interartes. Foi docente na FLUL em 2017-2018, leccionando Análise Fílmica, e foi Investigador Visitante na Université Sorbonne Nouvelle (2019). Programou ciclos de cinema em instituições culturais e académicas (FLUL, Cinemateca Portuguesa, entre outras), publicou artigos e apresentou comunicações em Portugal, França, Itália e Reino Unido. As suas principais áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos intermediais e os estudos de fotografia. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Organizou os volumes A Escrita do Cinema: Ensaios (com Clara Rowland, 2015, Documenta), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro, 2019, Húmus) e Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (com C. Rowland e F. Guerreiro, 2020, Bookbuilders). Em 2020, editou, com Margarida Medeiros, um número especial da Revista de Comunicação e Linguagens dedicado ao tópico “Photography, Cinema, and the Ghostly”, e, em 2022, editou com David Campany um número da COMPENDIUM — Journal of Comparative Studies sobre “Materialities of the Photobook”. Coordena o Grupo de Trabalho “Ecocinemas” da AIM — Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. É também fotógrafo: https://www.josebertolo.com  [Produção científica do investigador]

Humberto Brito

 

Humberto Brito é Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Visiting Assistant Professor na New York University, NYU, nos Departamentos de Espanhol e Português e de Literatura Comparada, onde permanecerá como Visiting Associate Professor em 2024-2025. É autor de cinco livros. Avaria (ed. autor, 2019), Regras de Isolamento (FFMS, 2020), Estrada e Fantasmas (Lebop, 2020), A Interrupção dos Sonhos (Relógio D’Água, 2021) e A Luz e a Escrita (Relógio D’Água, 2023). [Produção científica do investigador]