O projeto Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.
O projeto nasceu em 2011 com o tratamento do espólio de Almada Negreiros, alastrando depois para os outros autores e experiências da sua geração, e mantém-se ativo até hoje.
Entre os vários objetivos do projeto estão: a) coligir textos literários e obras plásticas, bem como revistas e documentos; b) divulgar artigos e análises críticas; c) oferecer exposições virtuais; d) explorar as relações internacionais do Modernismo português.
A metodologia do projeto, que permite a sua continuidade, consiste na pesquisa bibliográfica e recolha documental assente numa equipa de investigadores especializados.
Este projeto aposta na variedade das informações e das abordagens ensaísticas reunidas. O projeto é financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da NOVA FCSH.
Equipa de investigadores: Fernando Cabral Martins (Investigador responsável), Giorgia Casara, Manuela Parreira da Silva, Mirhiane Mendes de Abreu, Nuno Ribeiro, Pedro J. Freitas, Ricardo Marques, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa.
Entre os parceiros estão: Biblioteca Nacional de Portugal, Família Almada Negreiros, Instituto de História da Arte (NOVA FCSH), Seminário Livre de História das Ideias (NOVA FCSH).
Para o futuro prevê-se a organização de seminários abertos, a publicação em modernismo.pt de um arquivo da biblioteca de Almada Negreiros, a continuação da publicação em modernismo.pt de novas revistas modernistas, a publicação em modernismo.pt de um arquivo textual de Mário de Sá-Carneiro e a publicação em modernismo.pt de um arquivo da obra de teoria literária de Fernando Pessoa.
Publicações produzidas no âmbito do projeto:
Ferreira, Sara Afonso; Costa, Sílvia Laureano; Costa, Simão Palmeirim. Almada por contar. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2013.
Revista de História de Arte: Almada Negreiros. Lisboa: Instituto de História de Arte, n. 2, 2014.
Bibliografia recomendada:
Guimarães, Fernando, Simbolismo, Modernismo e Vanguardas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1982.
Jackson, K. David, ed., As Primeiras Vanguardas em Portugal. Frankfurt-Madrid: Vervuert-Iberoamericana, 2003.
Martins, Fernando Cabral, ed., Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português. Lisboa: Editorial Caminho, 2008.
Tríptico do projeto aqui.