Programa Pessoa

O Programa PESSOA tem como principal objetivo a implementação do intercâmbio científico e tecnológico de excelência entre unidades de investigação de Portugal e França, favorecendo o aparecimento de novas equipas e novos temas de cooperação. O concurso para a concessão de subsídios de apoio à execução de projetos conjuntos de investigação, decorre até 21 de maio.

Candidaturas
Informa–se que se encontra aberto de 10 de abril até ao dia 21 de maio de 2013, concurso para a concessão de subsídios de apoio à execução de projetos conjuntos de investigação, em todas as áreas científicas. Podem candidatar-se laboratórios de investigação de instituições do ensino superior, instituições de investigação ou empresas dos dois países.

As equipas de investigação devem obrigatoriamente incluir jovens investigadores (ver definições nas FAQ’s). Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas, bem como aos projetos que incluam a organização conjunta de Workshops. Após verificação da elegibilidade das candidaturas, os organismos executores procederão à respetiva avaliação e seleção conjunta. O financiamento a conceder pela FCT tem um valor único anual, sujeito às disponibilidades orçamentais e destina-se ao apoio da realização de workshops conjuntos, bem como às despesas de viagem e estadia de elementos das equipas portuguesas em França (prioridade para as deslocações de jovens investigadores).

A duração de um projeto de investigação é de dois anos, devendo ser enviados ao DRI da FCT, até final de novembro do primeiro ano de execução, os relatórios de progresso científico/financeiro. A entrega deste relatório (ficheiro existente na página da Cooperação Bilateral da FCT), bem como dos comprovativos das despesas enunciadas, no prazo indicado, condiciona a atribuição de subsídio para o segundo ano. Nos dois meses que se seguem à conclusão do projeto deverá ser igualmente entregue um relatório final juntamente com os comprovativos das despesas.

Prazo de apresentação de candidaturas
As candidaturas relativas ao biénio 2014/2015 deverão ser enviadas à FCT, através de e-mail, pela equipa portuguesa e ao CAMPUSFRANCE pela equipa francesa, até ao dia 21 de maio de 2013. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente em Portugal pelo parceiro português e, em França, pelo parceiro francês.

Submissão de candidaturas
Para formalizar a candidatura, enviar um e-mail (colocar no assunto: Programa Pessoa FCT/CAMPUSFRANCE: 2014-2015 – nome coordenador português) até ao dia 21 de maio de 2013 para helena.ramos@fct.pt, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a seguinte documentação:
– Formulário (download do ficheiro)
– Parecer do responsável da instituição ou do departamento no qual o candidato desenvolve o trabalho;
– O formulário e o parecer, devidamente assinados, deverão ser enviados em formato PDF.

NOTA: Não se aceitam anexos à candidatura com exceção das declarações institucionais exigidas. Mais informações aqui.

Recent Posts