Nina Lima

Graduou-se em Filosofia em 2020 pela Universidade Federal Fluminense. Durante a graduação foi bolseira por dois anos consecutivos de Iniciação Científica pelo PROCAD/Capes, programa de fomento para os estudos e investigação em estética e filosofia da arte. Concluiu em 2023 o programa de Mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como bolseira financiada pela CAPES. Atualmente frequenta o doutoramento em filosofia na mesma instituição, também na condição de bolseira financiada pela CAPES. Membro do Grupo Arte, autonomia e política. Investigação focada na relação entre filosofia e literatura, crítica, a partir da obra de João Guimarães Rosa.

Jessica Di Chiara

Jessica Di Chiara é doutorada em Filosofia pela PUC-Rio (2024) e professora da Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Filosofia (CCEC/PUC-Rio). Bacharela em Filosofia pela UFF (2015) e mestra em Filosofia com ênfase em Estética e Filosofia da Arte pela mesma Universidade (2018), com a dissertação Formas do pensamento, formas da filosofia: Uma leitura de O ensaio como forma, de Theodor W. Adorno, finalista do Prémio Filósofas de Destaque Académico (2020). Atuou como curadora no coletivo A MESA, que promoveu exposições em galeria própria no Morro da Conceição, Rio de Janeiro, de 2015 a 2020. Integra os Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: 1) Arte, Autonomia e Política, coordenado pelo professor Pedro Duarte; 2) Poesia e Imagem, coordenado pela professora Patrícia Lavelle (ambos sediados na PUC-Rio) e; 3) O Eros da crítica, coordenado pelo professor Patrick Pessoa e sediado na UFF. Durante o doutoramento foi bolseira Capes, realizando período de estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (Capes-Print, 2020-2021). É investigadora colaboradora do IELT – NOVA FCSH e coordena, com Rita Basílio, o projeto “SEE – Sobre Ensaio e Ensaísmo: a atitude ensaística, as artes, a literatura e a filosofia no século XXI”, sediado no IELT. Integra a Comissão Editorial da Revista DOBRA – Literatura Artes Design (IELT – NOVA FCSH). Membro da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Tem interesse nas áreas de Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Crítica e Poesia.

Rhaysa Novakoski

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da FAC-UnB, desenvolvendo o projeto Imagens do infinito no universo rosiano, com período sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa. Editora Assistente da Revista Esferas. Mestre em Comunicação pela FAC-UnB, com a pesquisa Ilustração e pensamento gráfico nos livros de Guimarães Rosa (1946-1967), financiada por uma bolsa CNPq. Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2016). É investigadora do Grupo Siruiz de Estudos em Comunicação e Produção Literária (UnB/CNPq), com foco na obra de João Guimarães Rosa.

Maria do Rosário Lupi Bello

Maria do Rosário Lupi Bello é Professora Associada e docente da Universidade Aberta nas áreas dos Estudos Fílmicos, da Teoria da Literatura e dos Estudos Interartes. É membro integrado do CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura – Universidade Católica Portuguesa), no âmbito do qual dirige, desde 2019, as atividades do Grupo de Pesquisa LCR – Literatura, Cinema e Religião, inserido no Projeto CAR – Cultura-Artes-Religião, de que é coordenadora, juntamente com a investigadora Suzie Marra, sendo também membro da Rede de Investigação Internacional FID (Film and Interreligious Dialogue), sedeada no CEIS20 – Universidade de Coimbra. Tem leccionado noutras universidades, nomeadamente no Brasil (UNESP, PUC-SP e USP) nas áreas dos Estudos de Cinema e Interartes. É membro do Conselho Editorial da Universidade Católica Portuguesa e autora de obras como Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de «Amor de Perdição» (Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1.ª ed. 2005, 2.ª ed. 2008) e Tempo e Narrativa no Cinema de Manoel de Oliveira (Lisboa, Tinta da China, 2022).

Nuno Ferreira Gonçalves

Nuno Ferreira Gonçalves é músico, conferencista, investigador e escritor. É formado pela Escola de Música do Conservatório Nacional e mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona. Conferencista prolífico, participa regularmente em congressos, palestras e seminários dedicados ao imaginário mítico e ao património simbólico portugueses. É autor dos títulos Os Obreiros do Grande Ocidente (Chiado, 2015), Os Mistérios do Verbo (Chiado, 2016), História Secreta da Ordem de Avis (Zéfiro, 2019), e A Tradição do Graal em Portugal (Zéfiro, 2022), bem como de dezenas de artigos na área da filosofia hermética e da mito-história portuguesa. Dirige desde 2010 um círculo de estudos teosóficos dedicados à obra e pensamento do Professor Henrique José de Souza (fundador da Sociedade Teosófica Brasileira). Atualmente, desenvolve investigação na área de especialidade em Literatura Tradicional do Programa de Doutoramento em Estudos Portugueses da Universidade NOVA de Lisboa.

Pedro Sepúlveda

Professor associado no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da mesma faculdade. O seu trabalho desenvolve-se nos campos da Literatura Moderna e da Crítica Textual, com foco particular em Fernando Pessoa e no modernismo literário português. Publicou o ensaio Os livros de Fernando Pessoa (Ática, 2013) e editou os volumes das Obras Completas de Eduardo Lourenço Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982) e O Lugar do Anjo, Crítica Pessoana II (1983-2017), publicados pela Gulbenkian. Coordena o projeto de investigação Estranhar Pessoa (estranharpessoa.com) e é coeditor da Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações (pessoadigital.pt). [Produção científica do investigador]

Maria João Cameira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (Universidade do Porto), mestre em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa (Universidade NOVA de Lisboa), doutorada em Literaturas e Culturas Românicas (Universidade do Porto) e professora de Língua Francesa, culturas e tradução no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto desde 1991. Na continuidade da sua investigação em poesia portuguesa e interartes como membro do CEI – Centro de Estudos Interculturais, possui artigos publicados sobre a poesia de Luiza Neto Jorge e a pintura de Paula Rego, entre os quais destaca Dezanove Recantos: A Epopeia Apocalíptica do Feminino e O devir-animal em Luiza Neto Jorge e Paula Rego: Mulher Cabra, Mulher-Cão e outras metamorfoses. Em 2017 publicou A Transfiguração do Feminino na Poesia de Luiza Neto Jorge (Berlin: Novas Edições Académicas), a sua tese de doutoramento.

Joana Matos Frias

Joana Matos Frias (Doutora em Conhecimento em Literatura, FLUP, 2006) é Professora Associada com Agregação e Directora do Departamento de Literaturas Românicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina disciplinas de Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa Contemporânea, e Estudos Interartes, entre outras. Tem sido Professora Visitante em várias universidades estrangeiras, especialmente no Brasil, com destaque para instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal Fluminense (UFF) ou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em mobilidade Erasmus, ensinou em universidades como a Freie Universität (Berlim) e a Univerzita Karlova (Praga). Foi membro da Direcção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, com o qual mantém colaboração assídua. No Centro de Estudos Comparatistas, desempenha actualmente funções de subdirectora.

Virgínia Boechat

Leciona português língua não materna na AgroParisTech, Mines Paris PSL e École Normale Supérieure, na França. É investigadora nas áreas de Literatura, História da Arte e História do Livro, com ênfase na Idade Média e no Renascimento. Cursa um segundo doutoramento, em Estudos Medievais, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Aberta. Realizou investigação pós-doutoral financiada pela Capes na Universidade de Aveiro, foi Professora Temporária de Literatura na Universidade Federal do Pampa, é Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Meireles

Doutor em Estudos Portugueses, especialidade em Literatura Portuguesa, pela Universidade Aberta, com a tese Cesário Verde e a Aprendizagem da Poesia (2020). Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa defendeu a dissertação Manuel de Freitas: Os Lugares da Poesia (2007). É investigador no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH), desenvolvendo a plataforma Cesário Digital, espaço de arquivo e de reflexão sobre as relações entre modernidade literária, memória e tradição. Simultaneamente, prepara a edição dos poemas e das cartas de Cesário Verde. Foi Leitor pelo Instituto Camões na Faculdade de Letras da Universidade de Argel e na Faculdade de Letras da Universidade Carolina, Praga, e Diretor do Centro de Língua Portuguesa nesta cidade. Trabalha desde 2021 como Agente da Cooperação pelo Instituto Camões na Direcção do Ensino Superior e Ciência do Ministério da Educação, Cultura e Ciências da República Democrática de São Tomé e Príncipe. É autor de diversos artigos no âmbito da literatura portuguesa contemporânea e coautor de referenciais de vários domínios da área curricular de Educação para a Cidadania.