Teresa Castro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Mónica Ganhão

Doutorada em Estudos Portugueses e Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, beneficiou de uma bolsa FCT para o projecto de tese “Mulheres entre homens: dinâmicas de género na narrativa portuguesa oitocentista”.  Os seus interesses centram-se nos estudos portugueses e nos estudos sobre mulheres, tendo-se especializado em Literatura Portuguesa e em literatura de autoria feminina. Neste momento, é também colaboradora do Centro de Estudos Clássicos e do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, está a desenvolver a edição de obras de Guiomar Torresão e outras autoras do século XIX e é formadora de Português Língua Estrangeira no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, também na FLUL.

André Campos

Aluno do Doutoramento em Estudos Portugueses – Literatura e Cultura Portuguesas, da Universidade Aberta, com projeto intitulado Adaptações juvenis da «Peregrinação», de Fernão Mendes Pinto: narrativas e imagens, sob orientação do Professor Doutor Luís Carlos Pimenta Gonçalves. Licenciado em Estudos Artísticos e Mestre em Estudos Comparados – Literatura e Outras Artes, com a dissertação Figuração e sobrevida de Ricardo Reis em José Saramago e João Botelho (2023), pela mesma Universidade. Tem participação em colóquios dedicados sobretudo aos Estudos Literários e Interartes. O mais recente artigo publicado (em coautoria com o Prof. Dr. Luís C. P. Gonçalves) intitula-se Les pérégrinations littéraires de João Botelho: de Fernando Pessoa à la Comtesse de Ségur (Allers et retours) (Carnets, 2.ª série, 29, 2025 – https://doi.org/10.4000/1414v).

Bruno Garcia

 

Doutor pelo programa de História Social da Cultura da PUC-Rio e mestre em Estudos Europeus pela Masarykova Univerzita, em Brno, República Tcheca. Seus interesses se concentram em a assuntos relacionados à história intelectual do mundo contemporâneo, em especial no século XX. Tem se dedicado à pesquisa do género ensaístico e discursos extremistas.

Cristiana Vasconcelos Rodrigues

Professora auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta (UAb), onde lecciona desde 1998. Nascida em Lisboa em 1968, licenciou-se na Universidade Nova de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês e Alemão (1986-1990), tendo defendido a sua dissertação de mestrado em Estudos Literários Comparados na mesma universidade (1997). Doutorou-se em Estudos Literários – Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007). Na UAb lecciona ao nível graduado e pós-graduado nas áreas de estudos germanísticos, de literatura portuguesa e de estudos comparados. Enquanto investigadora integrada no Centro de Estudos Comparatistas (CEComp, FLUL), desde 2009, participou em projectos dos grupos MORPHE – Estéticas da Memória e Emoções e THELEME – Synesthesia. Interessa-se pela investigação em germanística e literatura comparada, em estudos interartes e no cruzamento da filosofia com a literatura. É membro fundador da Associação Espaço Llansol (http://espacollansol.blogspot.com/), que se tem votado ao tratamento, indexação e classificação do espólio literário de Maria Gabriela Llansol (1931-2008). Na UAb, participou em dois projectos internacionais, financiados pelo Programa Sócrates, relacionados com a organização e moderação de seminários internacionais mediados por computador na área das Humanidades (CEFES 1998-2000; CEFES 2000) e colaborou com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LEaD) desde a sua génese (em 2007) até Janeiro de 2009. Actualmente integra o grupo El@n – Ensino de Línguas Online, do Departamento de Humanidades, que colabora com o LEaD.

Rosa Maria Sequeira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, mestre em Literatura Comparada pela Universidade Nova e doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Aberta. Tem-se dedicado, no ensino e na investigação, à Comunicação Intercultural, ao Ensino da Literatura, aos Estudos Comparados e Estudos Globais. Autora, entre outros, dos seguintes estudos:

  • A imagem da cidade na poesia moderna: Cesário Verde e Fernando Pessoa
  • O ensino da literatura a estrangeiros na Universidade
  • Desejo e sedução. A circulação intercultural do donjuanismo
  • Comunicar bem: práticas e estruturas comunicativas

Jeffrey Childs

Professor associado do Departamento de Humanidades na Universidade Aberta, onde foi co-coordenador do grupo de investigação “Literatura, Arte e Transculturalidade” do Centro de Estudos Globais da mesma instituição. Em 2016-2017, foi investigador convidado no Departamento de Estudos Visuais e Ambientais na Universidade de Harvard. As suas publicações incluem uma tradução da obra poética do poeta simbolista português Camilo Pessanha (Clepsydra – the Poetry of Camilo Pessanha [Lisbon Poets & Co., 2018]), um livro sobre film noir (Espelhos do Film Noir [Documenta, 2019]) e, mais recentemente, um ensaio sobre uma adaptação cinematográfica portuguesa do conto “An Outpost of Progress”, de Joseph Conrad.

Filipe Alves Moreira

É professor auxiliar na Universidade Aberta (Portugal). Integra, ou integrou, equipas de projetos coletivos de investigação em Portugal e no estrangeiro (Estados Unidos da América, Espanha e Argentina), sendo atualmente um dos diretores da Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP), integrado no projeto Philobiblon (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona). Conta com numerosas publicações em revistas e livros universitários, bem como noutras editoras dirigidas a públicos diversos. Entre estas últimas, destacam-se a sua participação no projeto «Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa» (Círculo de Leitores), do qual foi responsável por um volume e colaborou na preparação de vários outros, assim como a edição de um Livro de Linhagens medieval, no âmbito da coleção «Portugaliae Monumenta Historica» da Academia das Ciências de Lisboa. Foi responsável por ações de formação e por conferências sobre Literatura Medieval no ensino secundário. Colaborou igualmente com outras instituições, como os CTT, sendo da sua autoria o texto da folha informativa da emissão de selos comemorativos dos 600 anos da Crónica de Portugal de 1419. A sua principal área de investigação é a literatura e a historiografia portuguesas dos séculos XIII a XVI, incluindo as suas relações com a literatura e a historiografia castelhanas da mesma época e a sua receção em períodos posteriores, bem como as relações entre literatura e memória histórica. URL: https://univ-uab.academia.edu/FilipeAlvesMoreira

Cristiana Lucas Silva

Formada em Estudos Clássicos (2008) e doutorada em História (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professora auxiliar convidada da Universidade Aberta, no âmbito do programa de Doutoramento em Estudos Globais e da Pós-graduação em Estudos Globais. É investigadora integrada no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e colaboradora no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde coordena a Linha Temática «Epistemologias e Abordagens Metodológicas». Tem participado em inúmeros projetos nas áreas da História e Cultura portuguesas, bem como na organização de encontros científicos, com destaque para o+ Congresso Internacional Globalização s(em) Fronteiras (2022) e o Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização (2023) e o Congresso Internacional “Globalogías: Miradas multidisciplinares sobre globalización, fronteras y património”, além de ser a responsável pela coordenação executiva de ciclos de seminários, destacando-se o Seminário Internacional de Estudos Globais, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Tem focado a sua investigação no período do século XVIII, no estudo do conceito de «Estrangeirado», e no estudo de mecanismo de exclusão da alteridade numa perspetiva histórica. Concluiu em 2018 o seu doutoramento em História Contemporânea, com uma tese sobre «A ideia de estrangeiro na Cultura Portuguesa», para o qual obteve uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desempenha ainda as funções de assessora da Coordenação do programa de doutoramento em Estudos Globais (Universidade Aberta) e Editora-Chefe da revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes.

Sara Grünhagen

Professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e especialista em Estudos Portugueses e Estudos Narrativos, com ênfase na produção literária dos séculos XX e XXI. Doutorada em Literatura de Língua Portuguesa pela Université Sorbonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade de Coimbra, é autora de A cor dos cabelos de Deus: a oficina de escrita de José Saramago (FJS/CLP, 2023) e de José Saramago et son atelier d’écriture (Honoré Champion, 2022), bem como coautora, com Carlos Reis, de O essencial sobre José Saramago (INCM, 2023), entre outras publicações. Foi também gestora da fase piloto do Projeto Joanina Digital (BGUC).