Vicenç Beltran

 

Vicenç Beltran foi professor catedrático nas Universidades de Cádiz, Barcelona e Sapienza de Roma. A sua investigação concentra-se nos trovadores, na lírica medieval e renascentista em diversas línguas românicas e na poesia antiga de tradição oral, lírica e narrativa, embora tenha dedicado vários trabalhos à literatura renascentista em geral e à contemporânea. É especialista em crítica textual e noutras técnicas de investigação literária. Durante vários anos, foi presidente da Asociación Hispánica de Literatura Medieval e é membro da Junta Directiva da Asociación Internacional de Hispanistas, presidente honorífico da Asociación Convivio e membro numerário do Institut d’Estudis Catalans. Assessora cientificamente numerosas revistas, coleções editoriais e diversas entidades de apoio e financiamento à investigação.

Órla Murphy

Órla Murphy é diretora do Department of Digital Humanities da University College Cork. A sua atividade docente e as suas publicações refletem interesses científicos em campos como a paleografia, codicologia e a transmissão textual desde a oralidade à cibercultura. Entre os cargos europeus desempenhados, destacam-se o de Coordenadora Nacional do DARIAH-IE (Digital Research Infrastructure for the Arts and Humanities); Representante nacional no Scientific Committee do CoST-EU (cooperação em Ciência e Tecnologia) e no SCI SWG Social and Cultural Innovation Special Working Group of ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures). Recebeu ainda os seguintes prémios: Fulbright TechImpact Award, NFTLHE National Teaching Expert Award, College of Arts Research funding awards e UCC Strategic fund for excellence in research awards. Atualmente é PI do projeto “Embedding Digital Literacies in Irish HEIs” financiado pelo IrishResearch Council.

Alcir Pécora

 

Alcir Pécora é Professor Titular de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, Brasil) e vem dedicando os seus estudos sobretudo à retórica, oratória e poética, tendo igualmente vasta atividade como crítico literário. Atualmente, é membro da Accademia Ambrosiana de Milão (Itália) e Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (Idea). Entre outras obras, escreveu Teatro do Sacramento (1994), Máquina de Gêneros (2001), Rudimentos da Vida Coletiva (2002). É organizador de A Arte de Morrer (1994), Escritos Históricos e Políticos do Padre Vieira (1995), Sermões I e II (2000-2001), As Excelências do Governador (2002), Lembranças do Presente (2006), Índice das Coisas Mais Notáveis (2010) e Por que Ler Hilda Hilst (2010). Editou as obras de Hilda Hilst (2001-2008), Roberto Piva (2005-2008) e Plínio Marcos (2017).

Juliana Menezes

 

Doutoranda em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal da Bahia (Brasil) e investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – UAlg) e no Instituto de Estudos em Literatura e Tradição (IELT – NOVA FCSH). Suas áreas de interesse são literatura, cultura e turismo.

Susana Vieira

 

Licenciada em Língua e Cultura Portuguesas e pós-graduada em Crítica Textual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atualmente é doutoranda em Estudos Portugueses (Estudos de Literatura) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, focando a sua tese na obra de Maria Velho da Costa. No âmbito da sua área de investigação tem artigos, capítulos de livros e participações em congressos internacionais publicados. É professora dos cursos de Cultura e Língua Portuguesa do ICLP (Universidade de Lisboa) e participa em projetos investigativos da UNESP e da UNICAMP (Brasil). Colabora também em diferentes projetos de arte inclusiva.

José Carlos Canoa

 

Doutorando em Estudos Portugueses – Literatura, com um projeto de investigação sobre Manuel de Faria e Sousa como comentador da obra de Camões, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Foi docente de Estudos Portugueses na Université Bordeaux Montaigne, na University of Namibia e na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, na Sérvia. Os seus campos de interesse centram-se nos Estudos Camonianos, incluindo também o ensino da língua, literatura e cultura portuguesas. É editor do blogue Luís de Camões. [Produção científica do investigador]

Teresa Sousa de Almeida

Teresa Sousa de Almeida é investigadora no IELT e professora associada aposentada da NOVA FCSH, onde ensinou Literatura Francesa, Literatura Portuguesa e Teoria Feminista. Dirigiu quatro projetos sobre mulheres escritoras, financiados pela Fundação Gulbenkian e pela FCT. Entre 2014 e 2017, foi responsável pela coordenação do Mestrado Mundus, Crossways in Cultural Narratives, financiado pela União Europeia, juntamente com Ana Morais e Ana Matos. Tem escrito sobre literatura portuguesa contemporânea: Mário de Carvalho, Nuno Júdice, Maria Teresa Horta e Natália Nunes. [Produção científica do investigador]

Maria Isabel Machado Lemos

 

Maria Isabel Lemos é antropóloga e focaliza sua investigação em Práticas e Políticas da Cultura no âmbito das Tradições Orais, do Património Cultural Imaterial e da Literatura. É colaboradora do Working Group “Narrative Cultures” (SIEF) e doutoranda no programa “Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia” (ISCTE-IUL). Desenvolve, atualmente, projeto de investigação doutoral acerca das narrativas tradicionais de suporte memorial cabo-verdianas e sua circulação em diferentes contextos sociais, bem como sua categorização enquanto patrimônio cultural imaterial. Mestre em Culturas Visuais (NOVA FCSH) e bacharel em Relações Internacionais (IBMEC/RJ). Desenvolveu projetos em parceria com o Instituto do Património Cultural de Cabo Verde (IPC-CV) e diferentes museus.

Teresa Araújo

Teresa Araújo é Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde se doutorou em Literaturas Românicas (2000). Lecionou igualmente vários cursos nas universidades Lumière – Lyon 2, Carlos III, Agostinho Neto e de Salamanca e de Oviedo, entre outras. Dedica a sua atividade docente e de investigação à literatura portuguesa dos séculos XVII-XVIII, mas concentra-se nos estudos do romanceiro antigo e moderno em Portugal numa perspetiva pan-hispânica, bem como do teatro e da fábula. Entre as suas publicações mais recentes, encontra-se “Silvestre ou jogo da (in)subordição entre cinema & etnografia” (BOL, 2022) e o estudo introdutório à Floresta de varios romances sacados de las historias antiguas de los hechos famosos de los doze Pares de Francia. En Valencia, 1642 (México, 2019). Na sua experiência de coordenação científica, destaca-se atualmente a direção do Projeto de Investigação financiado pelas Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Para a Ciência e Tecnologia Revisões literárias: a aplicação criativa de romances antigos (séc.s XV-XVIII). [Produção científica do investigador]

Maria Schtine Viana

Maria Schtine Viana é doutoranda no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT). Foi assistente de investigação no Centro de Humanidades (CHAM). É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Possui mestrado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Brasil, no programa Culturas e Identidades Brasileiras (2013). É bacharel em Línguas e Literaturas Francesa e Portuguesa, pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi investigadora visitante no Département de s Sciences du Langage da Université de Rouen, França (1998). Estudou artes cénicas na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e foi atriz e dramaturga em diversas companhias de teatro em São Paulo. Trabalhou por duas décadas como editora em diversas editoras de São Paulo. É autora de livros didáticos e livros destinados à formação de professores, além de livros infantis e literatura juvenil. Desenvolve seu trabalho nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Francesa, Estudos Interartes e se interessa também por políticas culturais destinadas à formação do leitor literário. [Produção científica do investigador]