A missão do projeto Espectralidade: Literatura e Artes é investigar as configurações da espectralidade no cruzamento entre diversos meios de representação

O projeto surgiu do cruzamento de dois movimentos: a criação de um projeto sobre Arte, Media e Espectralidade envolvendo vários membros da equipa do projeto e apresentado à FCT em 2020 e a conceção de um seminário do Mestrado em Estudos Portugueses intitulado “O Fantasma Inquilino” sobre autores portugueses e brasileiros. A convergência e a heterogeneidade destes dois movimentos de pesquisa levaram-nos a criar uma plataforma mais ampla de investigação do tema da Espectralidade em que Literatura e Artes funcionassem de forma integrada.

Os objetivos são:

– Criar condições para que o desenvolvimento das diferentes linhas de pesquisa do projeto, feito com autonomia (em pesquisa individual ou por pequenos grupos), possa ser partilhado e discutido pela equipa através do seminário permanente, que funcionará como laboratório de pesquisa;

– Apresentar os resultados da pesquisa em pequenos colóquios temáticos, organizados com regularidade;

– Envolver investigadores em formação nas atividades do laboratório e em grupos de discussão.

A equipa do projeto é composta pelos investigadores Abel Barros Baptista (investigador responsável), Clara Rowland, Joana Matos Frias, José Bértolo, Amândio Reis, Humberto Brito, Fernando Cabral Martins, Pedro Sepúlveda, Joana Meirim, Joana Mello e Margarida Medeiros.

A espectralidade e a hipótese de um “spectral turn” têm sido objeto de estudo ao longo das últimas décadas sobretudo nos estudos fílmicos, nos estudos de média e na teoria da arte. No entanto, estas explorações são habitualmente desenvolvidas no âmbito de campos de estudo e quadros teóricos específicos e isolados, o que limita o seu alcance. O presente projeto parte da conexão entre literatura e arte para poder trabalhar a questão espectral de forma ampla e transversal.

Para o futuro será organizado o Colóquio “O Fantasma Inquilino”: espectralidades autobiográficas, que se realizará em outubro/novembro de 2021.

Projetos Relacionados