Mestre em História Andina em Cali (Colômbia) e doutorado em Antropologia em Brasília (Brasil). Publicou vários livros e artigos: Antígona: hija, hermana, mujer (2003), Indios Muertos, Negros Invisibles. Identidad, hegemonía y Añoranza (2008), Nadie sabe con qué pie/se desmarcará otra vez. Semiopraxis, discurso de los cuerpos y relaciones interculturales poscoloniales (2012), Del Socioanálisis a la Semiopraxis de la Gestión Social del Conocimiento. Contra-narrativas en la telaraña global (2012), Danza de los cuerpos y semiopraxis (2014), Semiopraxis barroca popular (2014), Añoranza, olvido, semiopraxis: la esperanza de los vencidos (2014), Más acá del Estado-Nación: Semiopraxis territoriales en pugna (2014), Hospitalidad excesiva. Semiopraxis crítica y justicia poscolonial (2014), En otras lenguas. Semiopraxis popular-intercultural-poscolonial como praxis crítica (2017). É, desde 2008, diretor do Centro Internacional de Investigação Pirka – Políticas, Culturas e Artes de Fazer, que reúne investigadores de Cali e Popayán (Colômbia), Catamarca e Santiago del Estero (Argentina), e Azogues (Equador). É investigador da Fundación Ciudad Abierta e integra o Conselho Científico e Ético do CORPUS – International Group for the Cultural Studies of Body. [Produção científica do investigador]
José Joaquim Dias Marques
É aposentado do ensino universitário. Doutorado em Literatura Oral pela Universidade do Algarve (2003). Desde 1980, tem-se dedicado à recolha e estudo da literatura oral portuguesa, nomeadamente do romanceiro e das lendas. É autor de cerca de 70 artigos e coautor de três livros. Foi coordenador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira. [Produção científica do autor]
Jorge Maximino
Doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade de Paris IV-Sorbonne com a tese, depois publicada, Philosophie et Modernité dans l’Œuvre Poétique d’António Ramos Rosa (l’Harmattan, 2013). É Professor de literatura, semiótica e investigador em literatura, estética e teoria da cultura, orientando o seu trabalho para as questões do tempo no discurso poético. Publicou recentemente, no Brasil, Ética e alteridade em Primeiras estórias de João Guimarães Rosa. Ensaio sobre processo metafórico e interlocução. Organizou a edição de três antologias de poesia em Portugal e uma em França (com Pierre Rivas e Nuno Júdice). Fundou e dirigiu a revista Lusografias, o Festival de Poesia de Foz Côa e assinou programação cultural com apoio da Fundação C. Gulbenkian e o Centro Georges Pompidou. [Produção científica do investigador]
Jorge Uribe
Licenciado pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidad de los Andes, Bogotá, e doutor pelo Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa com uma tese dedicada à biografia intelectual de Fernando Pessoa e aos conceitos de crítica estética e despersonalização dramática nas obras de Oscar Wilde, Walter Pater e Matthew Arnold. Conclui o pós-doutoramento na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Humanidades da Universidad EAFIT, Medellín. É membro do projeto crítico e editorial Estranhar Pessoa: um escrutínio das pretensões heteronímicas. Foi bolseiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian. [Produção científica do investigador]
João Rafael Gomes
Isilda Leitão
Doutorada em Filología Hispánica (Estudos Espanhóis e Portugueses, Literatura e Cultura Comparadas, Séculos XIX e XX) pela Universitat de Barcelona, e a “Menció de Doctor Europeo”, atribuída pela mesma Universidade. Professora-Coordenadora, é investigadora integrada do CiTUR-Estoril e colaboradora do IELT – Universidade NOVA de Lisboa. É membro da Sociedad de Literatura Española del Siglo XIX (SLESXIX, Universitat de Barcelona) e do “Consejo Científico Asesor y del Comité Evaluador Externo” da Revista Internacional de Turismo y Empresa (RITUREM). Tem publicações nacionais e internacionais sobre Literatura de Viagens, Cultura, História e Literatura Comparada, portuguesa e estrangeira, bem como publicações sobre Turismo Cultural e Religioso. [Produção científica do investigador]
Isabel Bezelga
Doutorada em Estudos Teatrais e Especialização em Teatro e Educação e Metodologias Artísticas Interculturais. Professora Auxiliar da Universidade de Évora onde é diretora do curso da licenciatura em Teatro. Investigadora no CHAIA – Centro de História de Arte e Criação Artística e no CIEP – Centro de Investigação em Educação e Psicologia. É autora de diversas publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. Desenvolveu atividade como atriz, formadora e membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Direção Regional de Cultura do Alentejo (Teatro). Consultora e criadora das Orientações Curriculares de Teatro no Ensino Básico e Secundário no Ministério da Educação e coordenadora de projetos socioculturais, educacionais e artísticos. É membro da Direção da Associação Menuhin Portugal – Projeto MUS-E, da rede IDEA-Europe – International Drama/Theatre in Education Association e da Rede Ibero Americana de Educação Artística. [Produção científica do investigador]
Gustavo Rubim
Ensina literatura na Universidade Nova de Lisboa. Publicou uma edição de Clepsydra, de Camilo Pessanha, na revista Colóquio-Letras (2000). Autor de Experiência da Alucinação: Camilo Pessanha e a Questão da Poesia (1993, prémio Pen Clube de Ensaio), Arte de Sublinhar: ensaios (2003) e A Canção da Obra: ensaios (2008). Co-autor, com Abel Barros Baptista, de Importa-se de me Emprestar o Barroco? (2003). É consultor das revistas académicas Românica (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Boletim de Pesquisa NELIC (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil). Integra a equipa dos projetos “Estranhar Pessoa: um Escrutínio das Pretensões Heteronímicas” e “A Fábula na Literatura Portuguesa: Catálogo e História Crítica”, ambos financiados pela FCT. [Produção científica do investigador]
Graça Lérias Pacheco
Licenciada em Estudos Clássicos e Portugueses, Mestre em Literatura Portuguesa Clássica e Medieval, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorada em Estudos Literários Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Exerce atividade como Professora do ensino secundário, em Portugal, e tem desenvolvido investigação com especial enfoque na literatura popularizada do século XIX e, mais recentemente, nos circuitos literários e culturais dos séculos XVII e XIX.
Golgona Anghel
Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigadora no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da mesma faculdade. Licenciou-se em 2003, em Estudos Portugueses e Espanhóis na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde, mais tarde, iria concluir o Doutoramento (2009) em Literatura Portuguesa Contemporânea. Publicou alguns livros de ensaios — Eis-me acordado muito tempo depois de mim, uma biografia de Al Berto (Quasi Edições, 2006), Cronos decide morrer, viva Aiôn, Leituras do tempo em Al Berto (Língua Morta, 2013), A forma custa caro. Exercícios inconformados (Documenta, 2018) — e preparou uma edição diplomática dos Diários do poeta Al Berto (Assírio & Alvim, 2012). Nas horas vagas, escreve também poesia: Vim porque me pagavam, (Mariposa Azual, 2011), Como uma flor de plástico na montra de um talho (Assírio & Alvim, 2013), Nadar na piscina dos pequenos (Assírio & Alvim, 2017). [Produção científica do investigador]








